"Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?

Há pessoas que passam a vida cumprindo obrigações, fazendo apenas o que são obrigadas a fazer. Outras, porém, fazem tudo por amor, são movidas por uma alegria interior, por um desejo de fazer a diferença no mundo.
Os fariseus e os mestres da lei eram homens que não permitiam que as pessoas se movimentassem fora da lei, eram homens que impunham fardos pesados para os outros, mas eles mesmos não moviam um só dedo para cumpri-los. E, quando faziam algo, faziam unicamente para que fossem vistos.
Como é possível alguém escolher viver assim?
Como podemos escolher viver sem amor, sem paixão, amigo, se temos apenas uma vida?
No evangelho de hoje, os fariseus e os doutores vão para cima de Jesus com um questionamento:
“Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”.
Aí está a pergunta dos homens da lei!
Pobres criaturas! Eram homens sem juízo!
Eles pensavam que o jejum feito era o suficiente para agradar a Deus. Sim, eles se esqueceram de algo fundamental: Deus vê o coração da pessoa humana, conhece as suas intenções, por isso, o que Lhe agrada é um coração contrito e humilhado, manso e misericordioso.
É verdade que eles jejuavam, mas o faziam unicamente para que fossem vistos pelos outros. Perdiam toda a recompensa e de nada lhes servia o jejum. Na verdade, eles faziam cair sobre os seus ombros a irritação de Deus.
Então, vendo o pecado dos homens da lei, creio que devemos ter cuidado com as nossas intenções, com as motivações que trazemos dentro quando formos fazer algo, pois não podemos enganar o Senhor.
Pois bem, quando Jesus ouviu a pergunta dos hipócritas, Ele respondeu: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. E acrescentou:
"Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.
Você entendeu o que disse Jesus?
Então, não façamos remendos, não vivamos num faz de conta, não tentemos tapar o sol com uma peneira, não tentemos enganar as pessoas com uma vida que esconde uma lama podre.
Se tivermos algo para consertar, devemos enfrentar e colocar as coisas em ordem.
Que Deus nos ajude!

@Catholici

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"ORAÇÃO DA SANTA CRUZ DE JESUS CRISTO"

ORAÇÃO - Maria Valei-me

Oração contra todo mal – por um dos maiores exorcistas do mundo